PORQUE BRT?
O BRT é um modal presente em mais de 180 cidades em todo o mundo. Grandes centros urbanos como as cidades de Los Angeles e Nova Iorque, nos Estados Unidos, Quebec no Canadá, Paris na França, Londres na Inglaterra e Sidney na Austrália, entre muitas outras em todos os continentes do mundo utilizam o modal como meio de transporte em massa. No Brasil, mais de vinte cidades utilizam o BRT, como Brasília, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras. Atualmente o sistema está sendo implantado ou em fase de planejamento em 121 cidades, e em outras 55 o modal está em expansão.
Um dos grandes benefícios do BRT em relação ao sistema tradicional é a maior agilidade no deslocamento. Por trafegar numa via exclusiva, significa que, além de aumentar sua velocidade, temos maior confiabilidade e precisão no horário de partida e chegada, sem as interferências do trânsito. Antes da implantação do modal, quem estava na região do Shopping da Bahia e desejava chegar no Itaigara pela Av. ACM, poderia levar até 45 minutos durante o horário de pico da manhã. Com o BRT, o tempo de deslocamento reduziu para aproximadamente 15 min. Além disso, a previsão de intervalo entre os ônibus é, em média, de 3 minutos nos horários de pico e de 10 minutos aos finais de semana.
O novo modal irá melhorar a mobilidade dos cidadãos, incentivando o uso do transporte público e tornando mais rápido o trajeto em uma das principais regiões de tráfego da capital baiana – o trecho entre a Estação da Lapa e a Rodoviária, através das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. O projeto do BRT Salvador engloba a implantação de vias exclusivas para a circulação do modal; viadutos e elevados, para solucionar problemas de trafegabilidade; drenagem de canais, resolvendo questões de alagamento em períodos chuvosos; e ciclovia em todo o seu percurso. A proposta do BRT é promover uma melhoria na mobilidade de toda a região, permitindo que todos que utilizam diariamente o transporte público neste trecho sejam diretamente beneficiadas.
ENTENDA O PROJETO
As obras do BRT foram iniciadas em agosto de 2018. Uma das maiores obras de mobilidade realizadas em Salvador nos últimos tempos, o BRT fará a ligação entre a Rodoviária e a Estação da Lapa, oferecendo um modal de transporte de qualidade, eficiente, com a capacidade de transportar um maior número de passageiros de forma mais rápida e segura através de uma via expressa. Diante da grandiosidade da obra, ela foi dividida em três etapas: o trecho 1, que vai desde a região do Shopping da Bahia até o Cidadela; trecho 2, que vai desde o Cidade Jardim até a Estação da Lapa; e o trecho 3, que vai desde o Parque da Cidade até a Praça Nossa Senhora da Luz.
O trecho 1 tem aproximadamente 3km, e passou por uma grande transformação em todo seu percurso, com diversas intervenções que tiveram como objetivo melhorar a trafegabilidade em todo o trecho, especialmente com a construção de dois elevados, concluídos e entregues desde o final de 2020. O Complexo Viário Felix Mendonça transformou a região numa via expressa, trazendo mais fluidez ao trânsito. O trecho conta com duas estações do BRT, a estação Hiper, localizada nas imediações do Wallmart, e a Cidadela, na região de mesmo nome.
O trecho 2 é o mais longo do modal, com cerca de 6km até a Estação da Lapa. As obras já estão em andamento nas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Neste trecho serão construídos três elevados. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, outro na saída da Av. Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Av. Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Av. Luís Viana (Paralela), e um elevado na região da Rótula dos Barris, este exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Av. Vasco da Gama.
Já o trecho 3, entre o Parque da Cidade e a entrada do Parque Júlio Cesar, conta com três estações, implantadas nos pontos de maior embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo da região: Parque da Cidade, Itaigara e Pituba, além do trecho estendido até a praça Nossa Senhora da Luz.
Ao todo, a obra terá 13 estações com sistema de segurança, painéis com tempo de espera dos ônibus, entre outros.
ESTAÇÕES
O projeto integral, até a Lapa, prevê a implantação de 13 estações. Nesta primeira etapa, já foram entregues seis estações. São elas a Rodoviária, localizada ao lado da Estação de Metrô Rodoviária, nas imediações do Shopping da Bahia; a estação Hiper, em frente ao Big Bompreço; estação Cidadela, na região de mesmo nome; estação Parque da Cidade; estação Itaigara, em frente ao shopping de mesmo nome; e estação Pituba, localizada em frente ao acesso ao Parque Júlio César.
Os usuários podem adquirir o bilhete antecipado via máquina de auto atendimento ou pelo aplicativo KIM+. O pagamento poderá ser feito com qualquer um dos cartões de transporte público em Salvador, seja ele SalvadorCard, CCR Metrô ou Metropasse, além do cartão unitário do BRT. Além disso, o pagamento antecipado oferece maior segurança, uma vez que não haverá circulação de dinheiro dentro das estações.
Para garantir a segurança, todas as estações são equipadas com equipamentos de vigilância 24h. As estações contam também com painéis com a previsão de espera para o próximo ônibus, e sistema de som.
No Itaigara, as estações Parque da Cidade e Itaigara contam com um atrativo a mais: ambas possuem teto verde, uma cobertura de plantas que, entre as vantagens, está o fato de minimizar o calor dentro do ambiente, oferecendo maior conforto térmico. Além disso, o teto verde promove a absorção de ruídos e contribui para a diminuição da poluição ao redor da estação.
CCO BRT
O BRT de Salvador conta com auxílio da tecnologia para dar mais eficiência à operação. Todo o percurso é acompanhado, em tempo real, por um Centro de Controle Operacional específico para o sistema, para que tudo ocorra com a maior agilidade possível e garantir a previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações.
Com o auxílio de câmeras de monitoramento e operadores em cada uma das estações, o CCO do BRT está constantemente em contato com os motoristas para alertá-los sobre quaisquer situações que possam interferir na operação durante todo o trajeto. Este tipo de CCO foi inspirado em sistemas que já têm a operação do BRT consolidadas, como em Bogotá, na Colômbia, em Recife e Belo Horizonte, por exemplo.
CICLOVIA
O BRT não contempla apenas os veículos motorizados. As vias expressas são acompanhadas por uma ciclovia segmentada dos demais veículos, garantindo maior segurança ao ciclista. Todo o projeto, contemplando os três trechos, terá aproximadamente 10km de extensão de malha cicloviária.
A sinalização cicloviária também será reforçada na região, buscando oferecer maior segurança aos ciclistas ao saírem da via exclusiva para acessar localidades nas imediações.