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Entenda o BRT

Mais rápido. Menos trânsito.

PORQUE BRT?

O BRT é um modal presente em mais de 180 cidades em todo o mundo. Grandes centros urbanos como as cidades de Los Angeles e Nova Iorque, nos Estados Unidos, Quebec no Canadá, Paris na França, Londres na Inglaterra e Sidney na Austrália, entre muitas outras em todos os continentes do mundo utilizam o modal como meio de transporte em massa. No Brasil, mais de vinte cidades utilizam o BRT, como Brasília, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras. Atualmente o sistema está sendo implantado ou em fase de planejamento em 121 cidades, e em outras 55 o modal está em expansão.

Um dos grandes benefícios do BRT em relação ao sistema tradicional é a maior agilidade no deslocamento. Por trafegar numa via exclusiva, significa que, além de aumentar sua velocidade, temos maior confiabilidade e precisão no horário de partida e chegada, sem as interferências do trânsito. Antes da implantação do modal, quem estava na região do Shopping da Bahia e desejava chegar no Itaigara pela Av. ACM, poderia levar até 45 minutos durante o horário de pico da manhã. Com o BRT, o tempo de deslocamento reduziu para aproximadamente 15 min. Além disso, a previsão de intervalo entre os ônibus é, em média, de 3 minutos nos horários de pico e de 10 minutos aos finais de semana.

O novo modal irá melhorar a mobilidade dos cidadãos, incentivando o uso do transporte público e tornando mais rápido o trajeto em uma das principais regiões de tráfego da capital baiana – o trecho entre a Estação da Lapa e a Rodoviária, através das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. O projeto do BRT Salvador engloba a implantação de vias exclusivas para a circulação do modal; viadutos e elevados, para solucionar problemas de trafegabilidade; drenagem de canais, resolvendo questões de alagamento em períodos chuvosos; e ciclovia em todo o seu percurso. A proposta do BRT é promover uma melhoria na mobilidade de toda a região, permitindo que todos que utilizam diariamente o transporte público neste trecho sejam diretamente beneficiadas.

 

ENTENDA O PROJETO

As obras do BRT foram iniciadas em agosto de 2018. Uma das maiores obras de mobilidade realizadas em Salvador nos últimos tempos, o BRT fará a ligação entre a Rodoviária e a Estação da Lapa, oferecendo um modal de transporte de qualidade, eficiente, com a capacidade de transportar um maior número de passageiros de forma mais rápida e segura através de uma via expressa. Diante da grandiosidade da obra, ela foi dividida em três etapas: o trecho 1, que vai desde a região do Shopping da Bahia até o Cidadela; trecho 2, que vai desde o Cidade Jardim até a Estação da Lapa; e o trecho 3, que vai desde o Parque da Cidade até a Praça Nossa Senhora da Luz.

 

O trecho 1 tem aproximadamente 3km, e passou por uma grande transformação em todo seu percurso, com diversas intervenções que tiveram como objetivo melhorar a trafegabilidade em todo o trecho, especialmente com a construção de dois elevados, concluídos e entregues desde o final de 2020. O Complexo Viário Felix Mendonça transformou a região numa via expressa, trazendo mais fluidez ao trânsito. O trecho conta com duas estações do BRT, a estação Hiper, localizada nas imediações do Wallmart, e a Cidadela, na região de mesmo nome.

 

O trecho 2 é o mais longo do modal, com cerca de 6km até a Estação da Lapa. As obras já estão em andamento nas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Neste trecho serão construídos três elevados. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, outro na saída da Av. Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Av. Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Av. Luís Viana (Paralela), e um elevado na região da Rótula dos Barris, este exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Av. Vasco da Gama.

 

Já o trecho 3, entre o Parque da Cidade e a entrada do Parque Júlio Cesar, conta com três estações, implantadas nos pontos de maior embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo da região: Parque da Cidade, Itaigara e Pituba, além do trecho estendido até a praça Nossa Senhora da Luz.

 

Ao todo, a obra terá 13 estações com sistema de segurança, painéis com tempo de espera dos ônibus, entre outros.

 

ESTAÇÕES

O projeto integral, até a Lapa, prevê a implantação de 13 estações. Nesta primeira etapa, já foram entregues seis estações. São elas a Rodoviária, localizada ao lado da Estação de Metrô Rodoviária, nas imediações do Shopping da Bahia; a estação Hiper, em frente ao Big Bompreço; estação Cidadela, na região de mesmo nome; estação Parque da Cidade; estação Itaigara, em frente ao shopping de mesmo nome; e estação Pituba, localizada em frente ao acesso ao Parque Júlio César.

Os usuários podem adquirir o bilhete antecipado via máquina de auto atendimento ou pelo aplicativo KIM+. O pagamento poderá ser feito com qualquer um dos cartões de transporte público em Salvador, seja ele SalvadorCard, CCR Metrô ou Metropasse, além do cartão unitário do BRT. Além disso, o pagamento antecipado oferece maior segurança, uma vez que não haverá circulação de dinheiro dentro das estações.

Para garantir a segurança, todas as estações são equipadas com equipamentos de vigilância 24h. As estações contam também com painéis com a previsão de espera para o próximo ônibus, e sistema de som.

No Itaigara, as estações Parque da Cidade e Itaigara contam com um atrativo a mais: ambas possuem teto verde, uma cobertura de plantas que, entre as vantagens, está o fato de minimizar o calor dentro do ambiente, oferecendo maior conforto térmico. Além disso, o teto verde promove a absorção de ruídos e contribui para a diminuição da poluição ao redor da estação.

 

CCO BRT

O BRT de Salvador conta com auxílio da tecnologia para dar mais eficiência à operação. Todo o percurso é acompanhado, em tempo real, por um Centro de Controle Operacional específico para o sistema, para que tudo ocorra com a maior agilidade possível e garantir a previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações.

Com o auxílio de câmeras de monitoramento e operadores em cada uma das estações, o CCO do BRT está constantemente em contato com os motoristas para alertá-los sobre quaisquer situações que possam interferir na operação durante todo o trajeto. Este tipo de CCO foi inspirado em sistemas que já têm a operação do BRT consolidadas, como em Bogotá, na Colômbia, em Recife e Belo Horizonte, por exemplo.

 

CICLOVIA

O BRT não contempla apenas os veículos motorizados. As vias expressas são acompanhadas por uma ciclovia segmentada dos demais veículos, garantindo maior segurança ao ciclista. Todo o projeto, contemplando os três trechos, terá aproximadamente 10km de extensão de malha cicloviária.

A sinalização cicloviária também será reforçada na região, buscando oferecer maior segurança aos ciclistas ao saírem da via exclusiva para acessar localidades nas imediações.

 

ESTAÇÕES

As estações do BRT estão sendo projetadas para garantir mais conforto e segurança à população. Com uma estrutura leve, o impacto na paisagem da cidade será pequeno, preservando as características arquitetônicas de Salvador. Até o segundo trecho, serão instaladas 10 estações. Confira os projetos e onde serão implantadas cada uma delas.

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LINHAS

As estações do BRT estão sendo projetadas para garantir mais conforto e segurança à população. Com uma estrutura leve, o impacto na paisagem da cidade será pequeno, preservando as características arquitetônicas de Salvador. Até o segundo trecho, serão instaladas 10 estações. Confira os projetos e onde serão implantadas cada uma delas.