Logo Prefeitura

Eletromobilidade

Ônibus Elétricos

Após a entrega de todo o percurso do BRT até a Estação da Lapa, a previsão é que cerca de 30% da frota de ônibus do modal serão elétricos. Durante o período inicial da operação, oito dos 44 ônibus já adquiridos para a operação são elétricos.

Estes ônibus contam com ar condicionado e piso baixo, no mesmo nível da plataforma, o que oferece maior conforto e agilidade aos usuários no embarque e desembarque. Estes ônibus possuem um layout interno mais amplo e também serão equipados com ar condicionado. Além de não emitir gases tóxicos ao meio ambientes, estes veículos emitem menos ruídos e podem rodar até 200km entre cada recarga.

Salvador está entre as cidades comprometidas em reduzir as emissões de gases de efeito estufa de modo a limitar o aquecimento global à meta ambiciosa estabelecida no Acordo de Paris. Para isso, a capital baiana elaborou o seu Plano de Ação Climática e se comprometeu em zerar as emissões na cidade até 2049. Ações como essa colocam Salvador como referência global nesse campo, com projetos, programas e ações voltadas para diminuição das emissões dos gases de efeito estufa, como mobilidades mais limpas e sustentáveis, geração de energias renováveis e gestão sustentável de resíduos sólidos.

A cidade foi escolhida pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI) para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte. Entre as ações que serão realizadas pela TUMI para a adoção da eletromobilidade em Salvador estão o desenvolvimento de especificações técnicas para ônibus elétricos, planejamento da infraestrutura de recarga, operação de rotas e modelos financeiros e o desenvolvimento de políticas públicas.

 

 

Notícias

O BRT na mídia