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Documentos

Estudos e Planos de Mobilidade

Para escolha do melhor traçado e definição do Anteprojeto de Referencia, técnicos da Prefeitura estudaram os fluxos de origem e destino da população, assim como as áreas de concentração de atividades na cidade, desde o seu primeiro Plano Diretor Urbano, em 1943.

Em 2008, foram realizadas análises das vantagens comparativas entre os modais que, além de atenderem à demanda da região do Projeto, apresentassem flexibilidade de acesso à população da área de influência e contribuísse com a solução dos problemas identificados no sistema viário em questão.

A escolha do modal aconteceu no âmbito do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU e do Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob Salvador, sendo consolidados em documentos mais recentes que respaldaram a concepção do Anteprojeto de Referência.

O Sistema BRT desde 2008 integra todos os planos e projetos de mobilidade elaborados pelos governos estadual e municipal, conforme demonstrado por meio dos documentos:

Convênio de Cooperação Intrafederativo nº 01/2012

Contrato de Programa

Termo de Acordo com Governo do Estado – Metrô

Contratos de Concessão nº 005/2014, 006/2014 e 007/2014 para prestação do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus – STCO

Rede Integrada de Transportes – RIT

Plano Municipal de Mobilidade – PLANMOB

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU

Seleção do Anteprojeto no Ministério das Cidades:

De posse dos estudos e definição do Anteprojeto de Engenharia a Prefeitura buscou recursos financeiros junto ao Ministério das Cidades no Programa Pró-Transportes e PAC – Pacto pela Mobilidade

Seleção do Ministério das Cidades – Portaria nº 222/2016

Termo de Habilitação – Trecho 1

Contrato com CEF – FGTS – Trecho 1

Contrato com a CEF – Contrapartida – Trecho 1

Termo de Compromisso – OGU – Trecho 2

Anteprojeto de Engenharia:

Estes documentos, que fizeram parte do Edital da licitação, descrevem o anteprojeto apresentado pela Prefeitura como referência para que as empresas apresentassem suas propostas, além de definirem as premissas e parâmetros de desempenho mínimos do sistema.

Trecho 1

Termo de Referência

Memorial Descritivo

Plantas do Anteprojeto de Engenharia

Trecho 2

Termo de Referência

Plantas do Anteprojeto de Engenharia

Memorial Descritivo

Anexo 1 – Estudos de Mobilidade

Anexo 2 – Estudos de Macrodrenagem

Anexo 3 – Recuperação da Estrutura da Estação da Lapa

Anexo 4 – Pavimentação

Trecho 3 – Corredor PARQUE DA CIDADE – PITUBA

Termo de Referência

Memorial Descritivo

Anexo 1 – Estudos de Mobilidade

Anexo 2 – Planta Geral

Licenças Ambientais expedidas:

Licença de Implantação (LI): Portaria SEDUR nº 173/2018.

Licença Prévia (LP): Resolução nº 03/2014 do COMAM, Portaria SEDUR nº 226/2017.

Certificado de Inexigibilidade de Outorga

Parecer Estudo Arqueológico

Anuência do Programa de afugentamento

AA – Autorização Ambiental – Portaria SEDUR 119/2018

Autorização de Supressão e Poda de Vegetação

A Autorização de Supressão e Poda de Vegetação, publicada no Diário Oficial do Município no dia 29 de março de 2018, detalha o número de árvores e vegetais que precisarão ser suprimidos, podados ou transplantados para a implantação do BRT. Esse é o documento final sobre o assunto, já que o EIA-Rima levou em conta a parte conceitual do projeto.

Portaria nº 174/2018 – Autorização de Supressão de Vegetal e Poda

EIA/RIMA

O EIA/RIMA do Empreendimento Corredores de Transportes Integrados Lapa-Iguatemi, foi realizado por equipe multidisciplinar, apresenta a caracterização do empreendimento, a legislação aplicável, o diagnóstico ambiental dos meios físico, biótico e socioeconômico, identificando e avaliando os impactos ambientais e urbanísticos, positivos e negativos decorrentes da implantação do Projeto.

Tem como princípio se tornar um instrumento orientador no planejamento das ações a serem adotadas pela Prefeitura Municipal de Salvador para a implantação e operacionalização do sistema viário proposto, definindo medidas preventivas, mitigadoras, compensatórias e potencializadoras para os impactos identificados.

EIA – Volume I: Caracterização do Empreendimento, Legislação Aplicável e Estudo de Transporte e Tráfego

EIA – Volume II: Diagnóstico Ambiental

Parte I – Meio Físico

Parte II – Meio Biótico

Parte III – Meio Socioeconômico

EIA – Volume III: Avaliação dos Impactos Ambientais e Medidas Mitigadoras

EIA – Volume IV: Estudo de Uso e Ocupação do Solo e Mapas Temáticos

RIMA

Mapas Temáticos

Outros Documentos

Programa de Afugentamento de Fauna

Inventário Florestal

Notícias

O BRT na mídia